Terra Arquitectura Paisagista

concurso zona de entrada
da cidade da figueira da foz
concurso zona de entrada da cidade da figueira da foz
1º prémio
Parceria: Premissa Arquitetura
Imagens: Mino works
Engenharia: lb-lda
O projecto surge da vontade de criar um espaço de leitura homogênea onde existe uma clara ligação entre a zona do Parque, os edifícios públicos e a envolvente da cidade, expressando desta forma uma forte ênfase na ligação entre arquitectura paisagista e arquitectura, desenhando um Parque Urbano dinâmico, e integrando um novo programa para a cidade com um Centro de Congressos.
 
O programa incluia a construção de um parque urbano, a redefinição de arruamentos, e a construção de habitação coletiva e de um equipamento público destinado a feiras industriais.

Procurou-se relacionar a arquitetura com o contexto portuário e industrial que a envolve, reabilitando-se os estaleiros ferroviários, assumindo uma materialidade industrial e estabelecendo um nó intermodal que julgamos vir a reabilitar o papel central desta zona da cidade.

O Parque da Várzea Sul pretende contribuir para a criação de uma nova identidade para uma área que é hoje desconectada da cidade numa zona industrial abandonada.

O projeto utiliza o princípio das Soluções Baseadas na Natureza, para transformar este espaço de vale numa bacia de retenção de água, aproveitando o curso da ribeira da Várzea.